Enquanto a massa de brasileiros tem 25% de isenção de IR, milionários têm 60% da renda sem tributação
07/07/2021 06:52 em Novidades

Na hora da mordida do Leão, quem leva ampla vantagem são os bilionários, que garantem isenção de 60% dos rendimentos tributáveis. A fúria recai sobre todos os demais contribuintes, que atingem isenção média de 25% dos ganhos.

 

Estudo do Estadão sobre dados públicos divulgados pela Receita Federal aponta que três mil bilionários brasileiros estão no grupo dos menos tributados. São declarações que atingem renda de 150 bilhões anuais. Cada um garante que 93 bilhões fiquem livres de tributação na pessoa física.

 

Essa realidade pode acabar se aprovada proposta do governo para volta da tributação sobre lucros e dividendos recebidos por acionistas de empresas. Hoje, os lucros são isentos. A equipe econômica propõe taxação de 20% sobre esses rendimentos.

 

Apenas quem recebe até R$ 20 mil de pequenas e médias empresas ficará fora da tributação. Os empresários não gostaram nada da proposta e devem interferir na aprovação do Legislativo.

 

De acordo com avaliação do economista Sergio Gobetti, o cálculo médio de impostos que incidem sobre fortunas ficaria em 20%, metade do que pagam os bilionários estrangeiros de países desenvolvidos.

COMENTÁRIOS