Pato Branco estuda retomada das cirurgias eletivas
16/07/2021 06:59 em Novidades

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) liberou para que, na última segunda-feira (12), fosse retomada a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, no âmbito público e privado, em toda a rede hospitalar do Paraná. A decisão, formalizada com a publicação da Resolução Nº 610/2021, ocorreu devido à redução na taxa de ocupação dos leitos covid-19.

No município de Pato Branco, segundo informações da secretária de Saúde, Lilian Brandalize, há uma fila de, aproximadamente, 720 pacientes que aguardam cirurgia.

Ela explica que os laudos já estão disponíveis junto à secretaria. “A equipe de auditoria está ligando para esses pacientes, a fim de saber as suas situações, pois pode ser que algum deles já tenha feito ou não. Enfim, fazer uma gestão dessa fila”, diz.

Lilian acrescenta que, após a gestão dessa fila, antes de serem autorizadas as cirurgias em Pato Branco, será necessário conversar com os hospitais sobre cada um dos pacientes, uma vez que não há estrutura o suficiente para atender à demanda.

“Com isso, pretende-se priorizar àqueles que estão mais graves e que têm mais urgência da cirurgia”, afirma, observando que a demanda maior é na área de ortopedia; e que há filas em qualquer município do Sudoeste e de todo o Estado.

Ainda, conforme a secretária municipal de Saúde, para que o retorno das cirurgias seja possível em Pato Branco e na região, é necessário mais recursos, tanto dos governos Federal e Estadual. “O Ministério da Saúde sempre lança portarias com recursos, mas, em função da pandemia, ele nem repassou ainda”.

Microrregião

Assim como a secretária de Pato Branco, o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) e também secretário de Saúde de Vitorino, Vilson Forgiarini, ressalta que há essa necessidade de recursos para que as cirurgias possam ser feitas, não só em Pato Branco, como também nos demais municípios da 7ª Regional de Saúde.

Segundo Forgiarini, as que vêm ocorrendo até o momento estão sendo feitas por meio de recursos de cada um dos 15 municípios de abrangência da 7ª RS.

Ele informa que, nessa quarta-feira (14), houve reunião entre os 15 secretários da microrregião de Pato Branco, sendo que uma das pautas foi fazer um levantamento em cada um deles, para verificar quantas são essas cirurgias. Isso tem previsão para ser concluído até a próxima semana. Com isso, pretende-se encaminhar esse levantamento ao Governo do Estado, a fim de buscar esses recursos.

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS