Amsop articula mobilização pela reabertura da Estrada do Colono
19/07/2021 07:08 em Novidades

Na sexta-feira (16) o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, juntamente com o prefeito de Capanema, Américo Bellé, se reuniram na sede da Amsop e conversaram, por chamada de vídeo, com o deputado federal Nelsi Maria “Vermelho”, com o objetivo de articular uma mobilização entre os municípios do Sudoeste e Oeste, via Amsop e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), pela reabertura da Estrada do Colono.

O deputado Vermelho conseguiu, no mês de junho, a aprovação da Câmara dos Deputados ao pedido de urgência do Projeto de Lei que trata sobre a transformação da Estrada do Colono em estrada-parque.

“Queremos o envolvimento dos ambientalistas com este projeto, pois o que propõe o plano do deputado Vermelho é algo extremamente revolucionário em questão de unir o turismo e preservação do Parque Nacional do Iguaçu. Tem como base as principais estradas-parque dos Estados Unidos e Europa, dentre elas, a Blue Ridge Parkway, que tem uma extensão cerca de 40 vezes maior que a Estrada do Colono e atravessa dois estados americanos”, destacou Feversani.

Uma reunião entre os presidentes da Amsop e da Amop, Nilson Feversani e Leonaldo Paranhos, respectivamente, deverá acontecer na próxima semana, para tratar sobre a elaboração de um audiovisual que irá detalhar o projeto da Estrada-Parque Caminho do Colono, e também, definir a realização de um ato que reúna as lideranças do Sudoeste e Oeste em apoio à reabertura da estrada que está fechada desde 2001.
“Com o apoio da Amsop, nós vamos visitar todos os municípios do Sudoeste, colher as assinaturas dos prefeitos em apoio ao projeto do deputado Vermleho, e trabalhar por este anseio já de longa data, que não é só de Capanema mas de toda a região que vai de Foz do Iguaçu até Santa Catarina. O Parque Nacional do Iguaçu vai continuar sendo preservado com o maior carinho”, declarou o prefeito de Capanema, Américo Bellé.

Participaram ainda da reunião, o vice-prefeito de Capanema, Calongo Balzan, o assessor do deputado Vermelho, Altamir Constantino, o vereador de Francisco Beltrão, Jean Emiliano, e os diretores da Amsop, José Kresteniuk e Claudemir Freitas.

COMENTÁRIOS