Pato Branco passa de 5ª para 3ª cidade mais inteligente do Brasil, aponta Ranking
03/09/2021 06:51 em Novidades

Pato Branco passou de 5ª para 3ª cidade mais inteligente do Brasil entre os municípios com porte de 50 a 100 mil habitantes, segundo Ranking Connected Smart Cities 2021, divulgado esta semana. Já no Paraná e na região Sul do país, o município ficou em 1º lugar dentro da categoria de até 100 mil habitantes. Os destaques foram para Economia e Meio Ambiente, em que Pato Branco ficou entre os 10 melhores em todo o território nacional no índice geral.

 

O Ranking Connected Smart Cities analisa 70 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes em eixos temáticos, identificando as 100 cidades mais inteligentes nos setores: mobilidade, meio ambiente, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, urbanismo, segurança, educação, economia e saúde. Além disso, há a posição geral do Ranking, com a soma de todas as categorias analisadas e que traçam o DNA de cidade inteligente.

 

Em sete dos eixos, Pato Branco esteve entre as 100 cidades do Brasil com melhores indicadores.

 

Meio Ambiente

Em Meio Ambiente, o município, que em 2020 não figurava nem entre as 100 cidades, ficou na 9ª posição nacional este ano e na 4ª entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes. Em 2019, este mesmo eixo colocou o município em 76º lugar.

 

O eixo analisou índices de atendimento urbano de água e esgoto, perdas de distribuição de água, tratamento de esgoto, recuperação de materiais recicláveis, cobertura de serviços de coleta de resíduos, monitoramento de área de risco e etc.

 

"É uma enorme satisfação ver Pato Branco figurando nesta lista, pois mostra que estamos no caminho certo. Este resultado reflete a qualidade dos serviços ambientais prestados pelo município a toda população, e amplia os desafios futuros para que possamos permanecer entre os melhores do país", apontou a secretária de Meio Ambiente Kelli Starck.

 

Economia

Outro destaque foi no eixo Economia, em que Pato Branco alcançou a 10ª posição. Este índice leva em consideração indicadores como percentual da renda, de empregabilidade e de cidade inteligente.

 

Quando comparado a cidades do mesmo porte, de 50 a 100 mil habitantes, Pato Branco fica em 2º lugar nacional no segmento, com nota 6,846.

 

Em 2020, o município ocupava a 26ª posição no ranking e, em 2019, a 32ª.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla, o plano de retomada econômica aliado às ações da pasta, tem fomentado o setor de forma a desenvolver o empreendedorismo e garantir melhora no número de empregos e, consequentemente, de abertura de empresas e do PIB.

 

"Mesmo a pandemia tendo causado um impacto relevante no setor, trabalhamos alinhados a projetos que revertam isso. Com a lei de liberdade econômica, capacitações gratuitas a empresários, mais ação ativa da sala do empreendedor e agência do trabalhador, temos alcançado os objetivos desejados", destacou o secretário.

 

Como parte desse desenvolvimento, o município tem atuado no momento no 1º Festival Gastronômico de Pato Branco, o que deve fomentar o setor de bares e restaurante, movimentando o turismo e a retomada econômica.

COMENTÁRIOS