Entidades do setor elétrico querem a volta do horário de verão
15/09/2021 06:53 em Novidades

Empresas do setor energético querem a volta do horário de verão como medida emergencial para enfrentar a crise de abastecimento.

 

Documento que reúne empresas do setor de turismo, shoppings, centros comerciais, restaurantes e outros comércios do varejo pedem, ainda, que o governo concentre esforços para garantir a eficiência energética para reduzir o risco de novas crises.

 

Nesta semana, aderiram ao movimento entidades de Defesa do Consumidor, Clima e Sociedade, Iniciativa Internacional de Energia e de Projetos e Hospitais Saudáveis.

 

As instituições defendem que o horário de verão reduziria de 2 a 3% do consumo no início da noite, o que evitaria a necessidade de distribuição por térmicas, mais caras, e que pressionam hoje as contas de luz.

 

O presidente Bolsonaro extinguiu a adoção do horário de verão em 2019 sob alegação de que a medida já não surtia efeito na economia do consumo, e que causava transtornos aos trabalhadores, principalmente, aqueles que usam o transporte público no início da manhã.

COMENTÁRIOS