Governo do Paraná libera eventos públicos com até 5 mil pessoas
22/09/2021 06:48 em Novidades

O governo do Estado anunciou hoje a decisão de alterar decreto editado no último dia 14, para ampliar a capacidade de público permitido em eventos no Paraná. De acordo com a nova regra, assinada hoje pelo governador Ratinho Junior (PSD), em eventos realizados em espaços abertos, para público exclusivamente sentado ou delimitado, poderão ser realizados com capacidade máxima de lotação de 60% do previsto para o local, desde que não exceda 5 mil pessoas. O documento tem validade até 1º de outubro.

Pelo decreto anterior, os eventos poderiam receber até 1 mil pessoas desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados e 60% para locais abertos. 

Já os eventos realizados em ambientes fechados, novamente para público exclusivamente sentado ou delimitado, poderão ser realizados com capacidade máxima de lotação de 50% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 2 mil pessoas. Segue valendo, contudo, a necessidade de os participantes estarem com o esquema vacinal completo contra a doença ou apresentar exame RT-PCR negativo, com no máximo 48 horas de antecedência.

O texto prevê excepcionalidade para a realização de concursos públicos e demais processos seletivos. A realização de eventos esportivos com público, por sua vez, será regulamentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O governo alega que a medida foi possível graças ao cenário mais estável da pandemia da Covid-19 no Paraná, diretamente relacionado com a vacinação em primeira dose (D1) ou dose única chegando a 95% da população adulta.

COMENTÁRIOS