Cada brasileiro produz, em média, 379 kg de lixo por ano
15/10/2021 06:49 em Novidades

O Brasil, um país de dimensões continentais, é um dos maiores produtores de lixo do mundo.

De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos 2020, elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe, cada habitante produz, em média, 379 kg de lixo por ano, o que significa mais de 1 kg por dia.

Em 2019, último ano com dados consolidados, o nosso país produziu quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.

O problema não seria tão grande se os números da reciclagem também fossem altos.

No entanto, estima-se que apenas entre 3% e 7% de todo o lixo reciclável seja, de fato, reciclado no nosso país – um índice bastante inferior ao de 22% definido como meta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aumentar essas taxas é um dos grandes desafios – e há iniciativas que merecem destaque nesse sentido.

Como a eureciclo, que é uma startup especializada em logística reversa de embalagens pós-consumo e usa o mecanismo de compensação ambiental para fomentar a cadeia de reciclagem. Na prática, a eureciclo garante ganhos mais altos aos atores do setor, como operadores e cooperativas. Ou seja, além do pagamento pela venda do material, que é o padrão, a empresa paga também pelo serviço ambiental prestado, valorizando a cadeia como um todo: 

Desde que começou a operar no Brasil, em 2016, a eureciclo já compensou mais de 322 mil toneladas de resíduos e os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de 17 milhões de reais. Em 2017, a startup tinha 137 clientes e passou a 712 no ano seguinte. Fechou 2020 com mais de 3 mil e 700 parceiros e já conta, em 2021, com mais de 5 mil, o que mostra que as empresas estão começando a olhar para o seu impacto no mundo. Afinal, além da legislação, há também o compromisso com as próximas gerações.

COMENTÁRIOS