Depatran testa mudanças nos semáforos de Pato Branco
03/12/2021 07:34 em Novidades

Nesta semana, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) iniciou uma série de testes em alguns semáforos. Inicialmente, a avaliação vinha ocorrendo no cruzamento das ruas Paraná, com Pedro Ramires de Melo, contudo, na tarde dessa quinta-feira (2), também foi incluso o cruzamento da Pedro Ramires de Melo com a avenida Brasil.

Segundo Francieli Catusso Tamagno, chefe do Depatran, o trabalho que vem sendo desenvolvido não interfere diretamente na rotina dos motoristas, uma vez que está sendo avaliado situações de luminosidade dos equipamentos.

Na prática, motoristas e pedestres passam a notar nos semáforos nestas duas intersecções, que os sinais de foco gradativo (aqueles que a luz vai se apagando), deixaram de existir.

Conforme Francieli se trata de uma avaliação para adequação a uma postura que vem sendo observada no trânsito em geral. “Os semáforos gradativos não estão sendo mais usados em nenhuma cidade do país”, pontuou a chefe do Depatran, relatando que modelos que no passado foram amplamente difundidos como o ‘T’, que pode ser observado em alguns pontos de Pato Branco estão sendo utilizados assim, como o modelo ‘I’.

Para Francieli a retirada do gradativo nos semáforos instalados em Pato Branco, — como são os casos dos dois pontos em teste —, não gera impacto aos condutores e pedestres.

Ela também faz a ressalva de que, como deixa de haver o registro por exemplo do fim do vermelho, e proximidade do verde, evita-se que condutores avancem a faixa de retenção, de pedestres e até mesmo o cruzamento por saberem que na outra via, o semáforo está indicando.

Por se tratar de um momento de avaliação, Francieli diz que somente os dois cruzamentos passam a ter esse comportamento, contudo, ela afirma que “gradativamente vamos vendo a evolução deste teste e mudando os demais.”

Sincronismo

Apontado como essencial para fluidez do trânsito o sistema de sincronia dos semáforos de Pato Branco não está vigorando.

Fato que leva em determinados momentos de maior intensidade do fluxo de veículos, gerar um ‘nó’ em determinados cruzamentos.

Francieli destaca que a previsão para o sincronismo dos semáforos é o início de 2022. “Por mais que seja feita dispensa de licitação, tem todo um processo burocrático que precisa ser seguido”, comentou.

Mudanças na área do Estar

Como o Diário do Sudoeste divulgou no início de novembro, entraram em vigor no último dia 25, novas medidas no trânsito de Pato Branco, dentre elas a fiscalização do estacionamento adequado dentro dos quadrantes demarcados nas vias.

Também passou a vigorar novas delimitações de vagas carga e descarga, que tem essa finalidade das 6h ás 20h, não mais sendo permitido o uso dos demais motoristas, com a ressalva de que somente é permitido desde que carregando ou descarregando algo e comunicando o agente de trânsito das imediações.

Bem como, já está em vigor a medida que estabelece novo tempo de permanência na área do Estacionamento Regulamentar (Estar).

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS