Pato Branco receberá tenor para apresentação especial
08/12/2021 06:50 em Novidades
Pato Branco recebe, no dia 11 de dezembro, às 19h30, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, o tenor Breno Saldanha Bortot. A apresentação acontecerá logo após a Missa de Ação de Graças. Breno será acompanhado pelo pianista internacional Ben Hur Cionek, que já se apresentou em diversos países como Estados Unidos e Polônia. O concerto contará com um repertório sacro. 
 
A apresentação faz parte da programação do Fórum Pato Branco, que acontece entre os dias 9 a 11 de dezembro de 2021, com a participação de diversos profissionais, como escritores, professores, médicos, advogados, políticos, artistas plásticos, empresários e muito mais em diversas palestras e painéis. O evento faz parte da semana de comemoração oficial de emancipação de Pato Branco e dos seus 69 anos
 
Breno Saldanha Bortot 
 
Breno Saldanha Bortot nasceu na Capital da República no dia 23 de junho de 1990,      é cantor lírico graduado em Violão Clássico pela Universidade Nacional de Brasília (UNB/2013), laureado na pós-graduação em Bello Canto, pelo Conservatório Santa Cecília (2017) de Roma, uma das mais conceituadas escolas de música da Europa.  Participou, desde os primeiros anos de vida acadêmica, do Coro Sinfônico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, nas apresentações do Requiem KV 626  de W.A. Mozart; nas óperas Pagliacci de Ruggero Leincavallo; Cavalaria Rusticana de P. Mascagni; Le Boheme de Puccini, no papel de Parpignol; Carmen de G. Bizet; e Olga de Jorge Antunes.

Residiu e estudou em Roma entre os anos de 2015 a 2020, tendo participado durante sua estadia no exterior das óperas L'Occasione fa il Ladro de G. Rossini, pela Companhia de Ópera de Bruxelas (Bélgica); no papel de Eusébio; e em uma apresentação da mesma ópera no Teatro Sammarco, em Roma, no papel do protagonista Conde Alberto; participou do Coro I.O.C de Roma, na apresentação da Nonna Sinfonia de Beethoven; e na ópera Weichnachts – Oratorium BWV 248 de J.S. Bach, pelo Coro The New Chamber Singers, em Roma, no papel de Evangelista; participou como corista e solista nos concertos Conjunto Vocal e Instrumental Barroco, de S. Giovanni, em Laterano (Itália) e no Concerto Dell'Orchestra e Coro para S. Maria Maggiore por ocasião do 60º aniversário dos Tratados de Roma, ambos os concertos realizados pelo Conservatório de Música Santa Cecilia; ainda como cantor lírico participou dos Concertos de Inauguração do Festival de Verão, nas cidades de Tagliacozzo (Itália) - com a ópera Carmina Burana, de Cail Orff -  e na XXVIII Edição do Festival de Música da cidade de Frasso Sabino (Itália), com a Arie e Duetti d'Opera de G. Rossini e G. Donizetti e na ópera Cosi Fan Tutte de A.W. Mozart.

Como Tenor Solista participou do Festival Camerata de'Bardi van Nederland, com a ópera L'elisir d'amore de G. Donizetti, na cidade de Arnhem (Holanda); ainda no mesmo país participou, como cantor lírico, do Concerto de Gala do Festival Camerata de'Bardi van Nederland, realizado no Castelo de Haar.

Ainda na Itália, Breno teve experiências profissionais em Artes Dramáticas, como figurante, no papel de um seminarista, na série "The New Pope" (2019), de Paolo Sorrentino, para os canais da Sky e da HBO e na ópera teatral La Pamela, de Goldoni, no papel de Cavaliere Ernold, peça apresentada no Teatro Anfitrione, em Roma.

Ben Hur Cionek 
 
O pianista Ben Hur Cionek  já fez concertos em países como Polônia, Estados Unidos e Emirados Árabes e se apresentou com músicos de renome internacional  como o brasileiro Alexander Klein (Oboé), o austríaco Norbert Steidl e o romeno Catalin Rotaru. Tem Especialização em Interpretação Pianística na Academia Frederic Chopin em Varsóvia-Polônia e mestrado na área de Música e Interpretação Pianística na Western Michigan University, dos Estados Unidos, fará parte do concerto do tenor Breno Bortot.
COMENTÁRIOS