Apesar de alta nas últimas semanas, abril teve menos casos e mortes por Covid no Paraná
02/05/2022 07:15 em Novidades

Ainda que sigam altos, os números ficaram bem abaixo do verificado nos três meses anteriores. Em janeiro, com a chegada da variante Ômicron, foram 371.274 novos casos e 352 mortes. Fevereiro teve a soma de mais 332.769 novos casos e 1.021 mortes. Março terminou com 81.708 nvoos casos e 600 óbitos. Os dados foram compilados dos boletins emitidos pela Secretria de Estado da Saúde.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná somava, até ontem, 2.445.749 casos confirmados e 42.870 mortos pela doença.

Sem máscaras

Os casos novos de Covid tiveram ligeira alta após a desobrigatoriedade de uso de máscaras tanto em ambientes abertos quanto os fechados, no final de março. Duas semanas depois os casos que vinham em queda se estabilizaram e tiveram uma leve alta.

Esse movimento também é registrado em Curitiba, onde os casos ativos também ganharam viés de alta nas últimas semanas e, na semanapassada, voltaram a passar de mil casos.

Mesmo assim, a forte adesão da população à vacinação contra a doença tem ajudado a manter os casos graves baixos. Mas, mesmo assim, especialistas insistem que a população mantenha os cuidados com a doença.

Mesmo vacinado, há risco de se contrair a doença e mesmo que sem gravidade, podem haver sequelas. Evitar aglomerações e fazer uso do álcool gel ainda são recomendados, assim como a máscara em alguns locais.

COMENTÁRIOS