Reajuste de aluguel que vence agora em maio vai beirar 15%
03/05/2022 07:48 em Novidades

O Índice Geral de Preços–Mercado, o IGP-M, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, ficou em 1,41% em abril, leve desaceleração em relação a março, quando fechou em 1,74%.

 

Com esse resultado do quarto mês do ano, o indicador, que é usado para reajuste da maioria dos contratos, incluindo os de aluguel, acumula alta de 6,98% no ano, praticamente 7%, e de 14,66% em 12 meses.

 

Então, quem vive de aluguel e tem o contrato reajustado pelo IGP-M já sabe: se o contrato vencer agora em maio, o reajuste vem próximo a 15%.

 

Para calcular o indicador, a FGV leva em conta além, da variação dos preços ao consumidor, também o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

 

Os preços ao produtor são os que têm o maior peso no índice, seguido das variações para o consumidor. Na apuração de abril, diesel, gasolina e fertilizantes estão entre os itens que mais pressionaram a inflação para o produtor. Já nos Índice de Preços ao Consumidor, as maiores pressões vieram das altas nos preços do tomate, da passagem aérea e da gasolina.

COMENTÁRIOS