Secretaria de Saúde de Pato Branco volta a recomendar uso de máscara facial
26/05/2022 09:07 em Novidades

Com o sutil aumento de casos da covid-19 após a chegada de dias mais frios, acompanhado de outras síndromes respiratórias, como gripes e resfriados, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Saúde, voltou a recomendar a utilização de máscara pelos cidadãos pato-branquenses, inclusive para crianças em ambiente escolar.

A medida está sendo recomendada também por outros municípios do Paraná e do Brasil já que, além do aumento de casos da covid-19, houve uma desaceleração no ritmo de vacinação.

Atualmente, o país já ultrapassou a marca de 30,7 milhões de casos de covid-19 e o Paraná se encontra em 3° lugar no ranking de infecções pela doença. 43.282 óbitos foram registrados no Estado em decorrência do novo coronavírus.

De acordo com o boletim disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Pato Branco na quarta-feira (25), 43 casos foram confirmados no dia, com 708 pessoas com a doença ativa e um óbito registrado na data. Com isso, o município chegou a 25.236 casos confirmados da covid-19 e 320 óbitos.

Enquanto no mês de abril os casos diários estavam abaixo da média, com 175 infecções confirmadas, maio nem chegou ao fim e já somou 1.178 casos da doença.

Para evitar que os números das infecções continuem aumentando, a secretária de saúde do município, Lilian Brandalise, continua reforçando a recomendação do uso de máscara, além de outras medidas preventivas, como o álcool em gel, higienização correta das mãos e evitar aglomerações quando possível.

“Não temos um decreto obrigando o uso de máscara, mas continuo recomendando para as pessoas, principalmente quando apresentam sintomas respiratórios e em locais fechados”, afirma.

Lilian destaca que continuar as medidas de prevenção são essenciais para prevenir os casos, já que “as infecções por covid-19 aumentaram um pouco e estamos em uma sazonalidade de doenças respiratórias. Por isso é recomendado também usar nas escolas e outros ambientes fechados”, declara, concluindo com a afirmação de que outros municípios também estão recomendando o uso.

“É importante que as pessoas criem esse hábito, em função da situação e do momento de termos essa sazonalidade de resfriados, com os casos de covid-19. Se tem sintomas respiratórios, continuem usando a máscara. Não é obrigatório, mas é uma atitude que deve partir de cada um e nós, da saúde, vamos sempre recomendar o uso”, finaliza.

A não obrigatoriedade do uso de máscara consta na resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) n° 243/2022, publicada há aproximadamente dois meses, onde o uso não se faz obrigatório, porém, continua sendo recomendado e é indispensável em aglomerações de pessoas, acesso a atendimento de saúde, por pessoas do grupo de risco e para aqueles que se encontram com sintomas respiratórios.

Dessa forma, entende-se que a máscara facial não se tornou inutilizável e tem sido recomendada pela Sesa em algumas situações.

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS