Engenheira do Sudoeste é homenageada pelo Crea-PR
22/06/2022 07:23 em Novidades

Na semana em que se comemora o Dia da Mulher na Engenharia (23) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou a solenidade de entrega do Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques, homenagem às mulheres que fazem a diferença com a atuação como engenheiras.

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (20), na UniBrasil, em Curitiba, e celebrou oito mulheres profissionais das engenharias, indicadas pelas Entidades de Classe das regionais estaduais onde o Conselho está presente: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. 

Na Regional Pato Branco do Crea-PR, que abrange os municípios do Sudoeste, a indicada foi Loreni Fenalti da Costa, 69 anos, engenheira civil e de segurança do trabalho, sócia e diretora da Estilos Construções, em Pato Branco.

Gaúcha de Santa Maria, Loreni mudou-se para Pato Branco em setembro de 1977, menos de um ano após concluir a graduação na UFSM. Antes mesmo de terminar o curso, a engenheira civil tinha a intenção de mudar-se para o Paraná e ter sua própria construtora. 

Em 1º de dezembro de 1977, Loreni fundou a Estilos Construções, empresa pioneira na região por ter uma engenheira no comando, com obras em Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Com 45 anos de carreira, Loreni, além de ter funções administrativas, continua no planejamento e execução, inclusive nos canteiros de obras. “Não precisei de teste vocacional para saber que queria ser engenheira. Desde a infância, no quintal de casa, brincava de construir cidades no terreno arenoso de Santa Maria”, relembra.

Quanto à homenagem, Loreni declara-se honrada por receber um prêmio com o nome de Enedina Alves Marques. “É uma mulher que orgulha a nossa classe, pois enfrentou todos os tipos de preconceito, em um ambiente hostil, e que deixou um importante legado. Enedina é uma inspiração! Estou muito grata pela homenagem, especialmente à Area-PB (Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco), que indicou o nome, e teve apoio das outras entidades de classe da região”, conclui Loreni Fenalti da Costa.

COMENTÁRIOS