Cresce no mundo o número de pessoas que são forçadas a se casar; OIT associa casos à escravidão moderna
14/09/2022 08:49 em Novidades

Cresce no mundo o número de pessoas que são forçadas a se casar.

A constatação está em relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, que liga o casamento forçado à escravidão moderna.

De acordo com a OIT, que é ligada à ONU, o número de pessoas que foram forçadas a se casar aumentou praticamente 43% em 2021, comparando com os registros de 2016.

Em números absolutos, a alta é de 6 milhões e 600 mil pessoas, já que o total passou de 15 milhões e 400 mil para 22 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com a OIT, a maioria das vítimas é do sexo feminina. E a associação entre casamento forçado e escravidão é pelo fato de que, uma vez que a pessoa é forçada a se casar, há um risco maior de exploração sexual, violência e servidão doméstica, além de outras formas de trabalho forçado dentro e fora do domicílio.

A entidade estima que 32 em cada 100 pessoas que são forçadas a se casar também são obrigadas a trabalhar de uma ou mais das formas citadas.

O relatório também aponta que quase dois terços de todos os casamentos forçados, cerca de 14,2 milhões de pessoas, ocorrem na Ásia e na região do Pacífico. África, Europa e Ásia Central aparecem na sequencia.

Três em cada cinco pessoas forçadas a se casar são habitantes de países de renda média a baixa, mas episódios do tipo também acontecem em nações mais ricas: 26% dos casamentos forçados ocorrem em países de renda alta ou média-alta.

COMENTÁRIOS