Brasileiro passa a consumir mais ovos e cai o de carnes e peixes
19/09/2022 07:22 em Novidades

O estudo da Scanntech de setembro de 2022 revela um crescimento nesse ano nas vendas das categorias de açougues em geral, peixes e frutos do mar que juntas representam 67% das vendas de proteínas em supermercados e atacarejos do País. Este aumento de faturamento é, contudo, acompanhado por uma redução das vendas em volume no YTD, que acelera em julho. Movimento contrário é verificado em relação à venda de ovos, que apresenta aumento de volume, com aceleração em julho. Além disso, as vendas de ovos registram um incremento de faturamento muito superior ao registrado pelas demais proteínas em 2022.

Peixes e frutos do mar especificamente, que representam 11% das vendas de proteínas em 2022, perderam participação para ovos na casa do consumidor.

No primeiro trimestre do ano, as vendas de peixes e frutos do mar apresentaram uma redução de 15% em relação ao mesmo período de 2021. Já nos meses de maio a julho, existe uma desaceleração da perda de faturamento da categoria. Nesse mesmo período, açougue suíno acelera, assim como ovos, categoria de destaque na cesta de alimentos nos últimos 3 meses.

“Nesse levantamento conseguimos perceber um aumento significativo do preço nos açougues, em especial da carne bovina e suína nos meses de junho e julho de 2022, beneficiando o mercado de peixes e frutos do mar, cujos preços apresentaram estabilidade no mesmo período, o que contribuiu para a desaceleração das perdas da categoria em relação ao 1T’ de 2022. Categorias mais caras, como por exemplo, tilápia, camarão e merluza, estão entre os peixes mais procurados para consumo, representando 60% das vendas (em volume) de peixes e frutos do mar em supermercados e atacarejos do País”, analisa Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

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