Pato Branco emite portaria de enfrentamento a covid-19
25/11/2022 08:00 em Novidades

Com o aumento de casos da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco emitiu uma portaria para o enfrentamento a doença. As orientações e medidas sanitárias seguem a resolução publicada pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

 

Conforme o Art. 1°, tornar-se obrigatório uso de máscaras de proteção facial em estabelecimentos de serviços de saúde, (unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios, independentemente da apresentação de sintomas respiratórios gripais), e por pessoas com sintomas respiratórios gripais, em todos os ambientes abertos e fechados. Além, da higienização frequente das mãos e uso de álcool gel 70% e da disponibilização, pelos estabelecimentos em geral, (comércios, bares, restaurantes, igrejas, escolas e locais de eventos), de álcool em gel 70% para higienização das mãos dos colaboradores e clientes, bem como manter o ambiente higienizado regularmente.

 

Já o Art. 2° da portaria, recomenda o uso de máscaras faciais em transportes coletivos, manter janelas abertas e ambientes ventilados, não compartilhar copos, talheres e objetos pessoais, manter atualizado o esquema vacinal contra a Covid-19 e manter o distanciamento social de 01 (um) metro, sempre que possível.

 

A decisão leva em consideração que entre os meses de outubro e novembro de 2022, houve um aumento de 76,4% nas notificações relativas à Covid-19, bem como de 156% na taxa de positividade e de 319% nos casos confirmados.

 

Atendimento e isolamento

 

A equipe da Vigilância de Saúde, orienta que pessoas sintomáticas busquem atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas ou na Unidade de Saúde que pertence. Já pessoas que tiveram contato com sintomáticos e não desenvolveram sintoma algum, não há a necessidade de testagem, assim evitando possível contaminação na busca do atendimento.

 

Ainda, orienta para que pessoas que positivem com a doença, permaneçam em isolamento por dez dias. Caso haja melhora no sétimo dia, no oitavo dia poderá voltar as atividades normais, mas com a utilização de máscara.

 

Já os familiares que não se contaminarem, poderão desenvolver as atividades rotineiras com o uso de máscara.

 

Sobre o autoteste, a equipe informa que conforme a Anvisa, se as pessoas positivarem com o autoexame, ela deverá testar novamente na busca de atendimento médico.

COMENTÁRIOS