O Hemonúcleo de Pato Branco registra baixo número de doadores
11/03/2020 08:31 em Novidades

O Hemonúcleo de Pato Branco precisa coletar 25 bolsas de sangue por dia. Porém, a média tem sido de 14. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas 913 doações. Segundo a coordenadora da unidade, Silvia Acosta, a diminuição acontece em todo o Estado.

Muitas pessoas questionam, de acordo com o Diário do Sudoeste, o horário de atendimento do Hemonúcleo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. “De acordo com inúmeras solicitações de doadores fidelizados, buscamos ampliar o atendimento para o período matutino para poder atender a demanda reprimida da manhã”, é o que mostra um documento publicado no jornal.

Silvia destacou que, para estender o horário, seriam necessárias duas equipes de 15 pessoas. Atualmente, trabalham 11 profissionais. "Ainda conforme o documento, um dos motivos para a mudança do horário eram as validades dos hemocomponentes. As coletas realizadas após às 17h são enviadas no dia posterior, encurtando o prazo de viabilidade de uso das plaquetas", informou a reportagem. 

COMENTÁRIOS