Prefeitura de Pato Branco realizará, neste sábado, mais um Dia D de combate à dengue
13/03/2020 08:38 em Novidades

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, irá realizar no sábado (14), um novo mutirão de combate à dengue. O Dia D envolverá representantes da União de Bairros e entidades voluntárias, com o objetivo de minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. Para a ação deste sábado, as equipes estarão distribuídas em 11 bairros da cidade - Centro, Jardim Floresta, Santa Fé, Pinheirinho, Menino Deus, La Salle, Sudoeste, Santo Antônio, Paulo Afonso, Dal Ross e Santa Terezinha - além da comunidade São Roque do Chopim. Durante a ação, as equipes estarão orientando os moradores dos bairros e distribuindo material informativo

Para maior eficiência, serão disponibilizados brucks nos bairros, exclusivos para coleta de materiais que possam ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

O médico veterinário da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Wilson Braun, salienta que, com o aumento expressivo dos números de casos de dengue no município, a comunidade deve agir com mais intensidade. “Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, a mobilização da sociedade é fundamental e primordial para vencer a luta contra o mosquito.”

 

Casos de dengue em Pato Branco

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 14 de fevereiro e 11 de março, o número de registros de dengue em Pato Branco aumentaram mais do que o dobro em relação aos primeiros 44 dias do ano, quando haviam sido confirmados 10 casos. No total, até a presente data, foram confirmados 35 casos de dengue, sendo oito casos importados e 27 autóctones, ou seja, que foi contraído no próprio município. O maior número de casos está concentrado na comunidade de São Roque do Chopim, onde foram confirmados dois casos importados e 21 autóctones.

 

Comitê de Controle de Dengue

A fim de evitar a possibilidade de uma epidemia, em janeiro deste ano foi criado o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue de Pato Branco, instituído pelo Governo do Estado e que conta com representantes de diversas entidades estaduais e municipais. O primeiro mutirão aconteceu no dia 15 de fevereiro e abrangeu 24 bairros. Além do Dia D deste sábado (14), novas ações serão realizadas no próximo dia 11 de abril.

 

Total de 35 casos com testes de triagem compatíveis ou confirmados laboratorialmente (8 importados e 27 autóctones), dos quais:        

§  23 casos em São Roque do Chopim (2 importados e 21 autóctones);      

§  2 casos no bairro Industrial (2 importados);          

§  3 casos no Centro (2 importados 1 autóctone);     

§  1 caso no bairro Jardim Américas (importado);    

§  1 caso no bairro Santa Terezinha (autóctone);      

§  1 caso no bairro Fraron (autóctone);          

§  1 caso no bairro Bonatto (autóctone);        

§  1 caso no bairro Trevo da Guarani (importado);   

§  1 caso no bairro Novo Horizonte (autóctone);       

 

 

COMENTÁRIOS