Olimpíada muda de data pela primeira vez na história
24/03/2020 15:24 em Novidades

Olimpíadas de Tóquio são adiadas, por conta da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, e pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomaz Bach. Ainda não há uma nota data, mas ambos decidiram que os Jogos devem acontecer, no máximo, até o verão de 2021.

Ainda assim, o nome Tóquio 2020 será mantido. Inicialmente, as Olimpíadas começariam no próximo dia 24 de julho. Em nota, o Comitê Olímpico Internacional diz, por exemplo, que se trata de um momento sem precedentes. E que o adiamento dos Jogos se faz necessário para garantir a saúde de todos os envolvidos, inclusive os atletas. O documento ainda deixa claro que as informações divulgadas na segunda, pela Organização Mundial da Saúde, que apontam para uma aceleração da pandemia do coronavírus, pesaram na decisão.

Nos últimos dias, o Comitê Olímpico Internacional foi criticado por uma demora na tomada de decisão e pressionado por vários países. O Comitê Olímpico Brasileiro já tinha se posicionado a favor do adiamento. O Canadá disse que iria boicotar os Jogos. Enquanto Austrália e Grã-Bretanha, por exemplo, ameaçaram fazer o mesmo.

COMENTÁRIOS