Prazo para negativar cliente endividado sobe de 10 para 45 dias
15/04/2020 07:21 em Novidades

Prazo para negativar um cliente endividado é prorrogado, por conta da pandemia do coronavírus.A decisão é fruto de acordo entre a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, e a ANBC, entidade que reúne os birôs de crédito.

 

Normalmente, a negativação acontece com 10 dias de atraso no pagamento. Porém, ela passará a ser feita só depois de 45 dias. A medida começa a valer na próxima sexta-feira e ficará em vigor por, pelo menos, três meses.

 

Uma das ideias é garantir que quem for economicamente afetado pela pandemia continue com acesso ao crédito e com condições de renegociar as dívidas e tentar se reerguer. O acesso ao crédito ainda foi apontado com um ponto fundamental para a recuperação da economia do País.

 

Vale lembrar que dados da Febraban coletados até a semana passada apontam que os brasileiros já pediram o adiamento do pagamento de 200 bilhões de reais em dívidas. Isso aconteceu após os principais bancos privados do País fecharem um acordo para prorrogar o vencimento de operações de crédito pessoal e de financiamento de imóveis e automóveis, por exemplo, em até 90 dias.

COMENTÁRIOS