Fique atento às fraudes em nome de bancos; Febraban dá dicas para evitar golpes
21/04/2020 07:38 em Novidades

Aplicativos falsos para pedir o auxílio emergencial do governo e cartão clonado são alguns dos principais golpes que circulam no país para roubar clientes dos bancos e instituições financeiras. A Federação Brasileiro de Bancos (Febraban) divulgou um alerta sobre o aumento dos golpes durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O aumento das operações por canais digitais deixou os clientes mais vulneráveis, num momento em que o oportunismo é tão cruel quanto às dificuldades necessárias de isolamento. Segundo a Febraban, os golpistas tentar roubar dados sigilosos por meio de um "falso motoboy".

 

Por telefone, se passam por funcionários do banco para comunicar uma transação suspeita com cartão de crédito. Avisam que um motoboy vai até o cliente para retirar o cartão supostamente clonado para cancelar as compras.

 

A Febraban reforça que as instituições bancárias não enviam nenhum portador para retirar cartões dos clientes. Com os dados pessoais, os criminosos também induzem os clientes a acessar canais digitais para fazer transferências ilegais. É importante ficar atento aos meios oficiais de informação, como no caso dos sites do governo para qualquer informação sobre programas sociais e pagamento de bolsas e auxílios.

COMENTÁRIOS