Teste rápido da Covid-19 também poderá ser feito em farmácias e drogarias
29/04/2020 07:02 em Novidades

Testes rápidos da Covid-19 também poderão ser feitos em farmácias e drogarias. A medida foi aprovada em reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Até então, eles só aconteciam em clínicas ou hospitais.

 

O presidente da agência, Antônio Barra, explica que a liberação para que farmácias e drogarias façam o teste rápido da Covid-19 segue uma política de ampliar o acesso ao serviço, adotada em várias regiões.

 

Farmácias e drogarias não serão obrigadas a fazer o teste rápido da Covid-19. Mas quem quiser oferecer o serviço precisará contar com um profissional qualificado. Antônio Barra avalia que a medida ajudará, inclusive, a reduzir a procura pelas unidades da rede pública de saúde:

 

O teste rápido da Covid-19 mostra, basicamente, se a pessoa foi exposta ao coronavírus e desenvolveu anticorpos. Portanto, ele é diferente do PCR e não garante com 100 por cento de certeza o diagnóstico da doença.

 

Num primeiro momento, a autorização para que testes rápidos da Covid-19 sejam feitos em farmácias e drogarias só vale até o fim da pandemia.

COMENTÁRIOS