Mais internet na TV e menos TV por assinatura: pesquisa IBGE sugere alta no consumo de streaming no país
01/05/2020 07:03 em Novidades

Mais internet na TV e menos TV por assinatura. Essas duas tendências são de dados coletados pelo IBGE por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, que foi recém divulgada.

 

De acordo com o levantamento, 31 milhões e 400 mil pessoas no Brasil usavam a TV para se conectar à internet. Dois anos antes, esse contingente era de 13 milhões e 100 mil pessoas. O que significa que o número mais que dobrou em dois anos.

 

No mesmo período, o número de domicílios do país com TV por assinatura caiu quase caiu 4,4%, passando de 69 milhões e 300 mil para 66 milhões e 200 mil domicílios com serviço de TV por assinatura.

 

Os dados sugerem que a TV por assinatura pode estar sendo trocada pelos serviços de streaming, como Netflix, Youtube e Amazon Prime, entre outros, já que, além da queda na contratação de serviços de TV paga e do crescimento do uso da TV para acessar a internet, a pesquisa mostrou também que assistir a conteúdos em vídeo é a terceira principal atividade do brasileiro na internet.

 

No entanto, o uso dos serviços de streaming ainda não consta no questionário da pesquisa, e, por isso, não é possível fazer um retrato fiel da utilização do serviço no país.

 

Vale destacar que, segundo dados divulgados no começo deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. a TV por assinatura perdeu um milhão e 700 mil contratos em 2019 e encerrou o ano passado com menos de 16 milhões de assinantes. Foi o quinto ano seguido de queda da TV por assinatura, que atingiu o auge em 2014, quando beirou os 20 milhões de assinantes.

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