Terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia sábado (09) em Pato Branco
05/05/2020 16:54 em Novidades

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (09), a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, data em que também acontecerá o dia “D” da campanha. Nesta etapa, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, foram incluídos novos grupos prioritários, sendo contemplados crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas (até 45 dias de pós parto); adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas.

 

O grupo de pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o Ministério da Saúde, engloba as pessoas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais podem comprometer a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

 

Além disso, os usuários dos grupos prioritários contemplados na 1ª e 2ª fase da campanha que ainda não vacinaram (idosos, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo) podem procurar os serviços de saúde para receber a dose de vacina da Influenza. Na ocasião, deverão ser apresentados cartão do SUS ou documento pessoal e carteirinha de vacinação, além de documento que comprove pertencer aos grupos determinados para esta etapa.

 

Conforme a coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elys Regina Albani, a imunização será realizada nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Unidade Central de Saúde seguirá vacinando na estrutura física do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), exceto as crianças, que serão vacinas na Sala de Vacina Central. 

 

No sábado (09), “Dia D” da campanha, a vacinação acontecerá entre 8h às 16h nas UBS da área urbana, no CEO e na Sala de Vacina Central.  De segunda a sexta-feira, o horário será entre 7h às 17h, no CEO e Sala de Vacina Central e, das 08h às 11h e 13h30h às 16h30, nas UBS da área urbana, exceto UBS São João, que terá horário diferenciado: 8h às 11h15h e 13h30 às 16h. Já a imunização no interior acontecerá em datas específicas, confira abaixo:

 

Grupos prioritários – Terceira etapa da vacinação

 

Datas

Grupos prioritários

Documento comprobatório

 

 

 

 

 

 

09 a 17/05

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Carteirinha de vacinação

 

 

Pessoas com deficiência

Laudos ou declarações médicas, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência

 

Gestantes

Documento que comprove a gestação, podendo ser carteirinha de gestante ou resultado de exame de gravidez

Puérperas (até 45 dias de pós parto)

Certidão ou declaração de nascimento de seu filho

 

18/05 a 05/06

Adultos de 55 a 59 anos de idade

Documento pessoal

Professores de escolas públicas e privadas

Declaração do professor, com descrição dos dados pessoais e assinatura do coordenador ou diretor da escola

Apresentar o cartão SUS ou documento pessoal e carteirinha de vacinação ao procurar as Unidades Básicas de Saúde

 

Algumas das condições que se apresentam como deficiência, conforme Ministério da Saúde:

 

Deficiência física

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funcionalidade, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com alteração congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho da funcionalidade podendo obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

Deficiência auditiva

Perda parcial ou total da audição que produza dificuldades para o desempenho da funcionalidade podendo obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. 

Deficiência visual

Cegueira ou baixa visão que produza dificuldades para o desempenho da funcionalidade podendo obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

Deficiência intelectual e metal

Limitações relacionadas à comunicação interpessoal, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, déficit de aprendizagem, para o lazer e trabalho, que resultem em dificuldades para o desempenho da funcionalidade podendo obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

Deficiências múltiplas

Associação de duas ou mais deficiência que resultem em dificuldades para o desempenho da funcionalidade podendo obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

 

Vacinação no Interior:

 

13/05: 8h30 às 10h - Independência

13/05: 13h30 às 15h – Passo da Ilha

14/05: 8h30 às 10h – Fazenda da Barra

14/05: 13h30 às 15h – Cachoeirinha

19/05: 14h às 16h – Sede Gavião

20/05: 14h às 16h – Sede Dom Carlos

21/05: 14h às 16h - São Caetano (pavilhão)

COMENTÁRIOS