UPA de Pato Branco mantém atendimento especial durante enfrentamento ao Covid-19
06/05/2020 07:01 em Novidades

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) vem constantemente readequando e avaliando a estrutura dos serviços de saúde tanto no espaço físico, como em equipamentos, medicamentos, insumos e equipe multiprofissional. Neste contexto a rotina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Pato Branco foi adaptada em cumprimento a publicação do Decreto Nº 8.631, de 17 de março de 2020.

 

Atualmente a UPA disponibiliza uma estrutura externa, no estacionamento, com tendas para realização de triagem de casos leves e atendimento médico no mesmo local, sendo direcionados para a estrutura física, somente casos moderados a graves, já que estes precisam de exames e medicamentos até a transferência para os hospitais. A equipe de profissionais, conta hoje, com 122 servidores à disposição da população, em regime de escala, em uma média de 30 a 35 colaboradores em cada plantão.

 

De acordo com a enfermeira Marta Lemes, coordenadora da UPA 24h, “a equipe trabalha com a segurança de que em uma situação de emergência, em que não haja condições para referenciar o usuário por falta de leito especializado, poderá ser oferecido na Unidade o mesmo suporte que está disponível nas UTIs, como equipamentos, medicamentos, insumos e equipe especializada. Por mais que nossa estrutura física seja adequada, a equipe precisa ser qualificada para atender a comunidade e nós estamos à disposição e cientes de que estamos fazendo um trabalho diferenciado neste momento de pandemia", enfatiza a enfermeira.

 

Além disso, com a aquisição de seis novos respiradores e seis monitores cardíacos, a UPA oferece retaguarda de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde de Pato Branco e das cidades pactuadas (Vitorino, Mariópolis, Clevelândia, Itapejara D´Oeste), caso os leitos de UTI disponíveis no município estejam todos ocupados. Outra medida que segue sendo realizada no espaço são os cuidados necessários para a proteção dos profissionais, com Equipamento de Proteção Individual (EPI) e capacitações, bem como, para os usuários sintomáticos respiratórios, higienização e a utilização de máscara, disponibilizadas na Unidade.

 

A enfermeira Marta, destaca que a equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde está capacitada e preparada para continuar dando o suporte de urgência e emergência a população e, também, para atendimento a casos suspeitos/confirmados de Covid-19.

 

Segundo a enfermeira, devido às orientações massivas de só procurar à Unidade em caso de emergência ou sintoma respiratório moderado a grave, a média de atendimentos diários, em abril foi de 120 usuários, enquanto antes da pandemia, o número de atendimentos ficava entre 350 a 420 usuários/dia. Do total de atendimentos,  "83% foram de consultas em geral e atendimentos de urgência  e,  17% de pacientes sintomáticos respiratórios", salienta.

 

A (UPA) está localizada na rua Marechal Deodoro, 2021, no bairro Cristo Rei. Para mais informações, acesse: http://www.patobranco.pr.gov.br/upa24h/

COMENTÁRIOS