Hospital Policlínica reforça campanha para doação de leite materno
19/05/2020 07:04 em Novidades

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de dez milhões de crianças com menos de cinco anos morrem por doenças que poderiam ser prevenidas com a amamentação materna. Em Pato Branco, o Hospital Policlínica iniciou campanha para incentivar a doação de leite materno.

 

Montado em outubro do ano passado, o Posto de Coleta não dispõe de estoque suficiente para atender aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. A instituição firmou parceria com o Instituto São Lucas, para utilização do Banco de Leite Humano, mas a Policlínica precisa repor a mesma quantidade utilizada, o que não tem acontecido por falta de doadoras em quantidade suficiente.

 

O hospital tem contado com a contribuição de voluntárias, como Larissa de Souza Jerba, mãe da pequena Anna Manuela, de apenas três meses. Larissa faz doações semanais de leite que ela mesma coleta, em casa, depois de passar por treinamento com a equipe do Posto de Coleta da Policlínica.

 

"Também nasci prematuramente, com seis meses e meio e 1,1 kg. Fiquei mais de 60 dias na UTI Neonatal e precisei de leite de muitas mãezinhas. Hoje, estou devolvendo o bem que recebi e que salvou minha vida", explica Larissa.

 

O leite humano é a melhor opção de alimentação para prematuros e recém-nascidos de baixo peso. "A evolução é notável, pelo valor nutricional adequado às necessidades da criança, de fácil digestão e que confere ótima tolerância e anticorpos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema imunológico", lista Regiane Skibinski, coordenadora do serviço de Nutrição (SND) do Hospital Policlínica.

 

As mães interessadas em colaborar podem procurar a Recepção Central do Hospital Policlínica. Para o cadastro, é necessário apresentar a carteirinha de pré-natal (ou de gestante) e documentos pessoais. Após as orientações, a doadora poderá fazer a ordenha e o armazenamento do leite em casa e, posteriormente, encaminhar para o Posto de Coleta do hospital.

 

Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato com a UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Policlínica, pelo telefone (46) 2101-2182.

COMENTÁRIOS