Mulheres ainda dedicam o dobro do tempo com atividades domésticas
05/06/2020 07:33 em Novidades

Brasileiro dedica, em média, 17 horas por semana aos serviços domésticos. A pesquisa feita pelo IBGE é referente a 2019 e mostrou que 85% da população com mais de 14 anos precisavam cuidar da casa, por exemplo. O total de homens que fazem serviços domésticos registrou uma pequena alta e chegou a quase 79%, índice que passa de 90% entre as mulheres.

 

A analista do IBGE, Alessandra Brito, destaca, também, que elas ainda dedicam a essas tarefas, inclusive ao cuidado com os filhos, por exemplo, mais que o dobro do tempo. Quando se fala especificamente em cuidar de outras pessoas, como crianças ou idosos, em boa parte das famílias essa função também fica a cargo das mulheres:

 

Por fim, a analista do IBGE aponta o nível de instrução como um dos fatores que ajudam a explicar essa desigualdade. Alessandra Brito diz que nas famílias onde as pessoas estudaram menos os homens também participam menos dos serviços domésticos.

 

No geral, o total de brasileiros que realizam trabalhos domésticos cresceu, nos últimos anos, pulou de 134 milhões, em 2016, para 146 milhões, em 2019. No caso dos cuidados com os filhos ou idosos, por exemplo, o salto foi de 44 para 54 milhões.

COMENTÁRIOS