Últimas horas para declarar o IR; envie no prazo e retifique depois para não pagar multa
30/06/2020 07:19 em Novidades

Últimas horas para declarar o Imposto de Renda 2020. O prazo para entregar o documento termina no último minuto desta terça-feira, dia 30 de junho.

 

Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, até às 18h desta segunda-feira, os sistemas do órgão tinham registrado a entrega de quase 28 milhões de documentos.

 

Neste ano, o Fisco espera receber, ao todo, 32 milhões de declarações. Significa que cerca de 4 milhões de pessoas ainda precisam enviar o documento. Se isso não acontecer, ficarão sujeitos a multa de, no mínimo, R$ 165,74. Mas a penalidade pode ser ainda maior e chegar a até 20% do imposto devido. Para evitar a multa, se você está obrigado a entregar a declaração, a orientação é entregar o documento, mesmo que incompleto e retificar depois.

 

A Receita dá prazo de até cinco anos para retificar o documento, desde que a declaração não caia na malha fina. A única coisa que não dá para alterar é a forma de tributação, que pode ser por desconto simplificado ou por deduções legais.

 

Quem for retificar a declaração deve usar o mesmo programa que usou para enviar as informações para o Fisco. Basta indicar 'Declaração Retificadora', quando aparecer a pergunta 'Que tipo de declaração você deseja fazer?'. Você precisa ter em mão o número do recibo da declaração que vai corrigir.

 

Lembrando que a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu no ano passado mais de R$ 28.559,70 de rendimento tributável, como salário, por exemplo.

 

Ganhos de rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma maior que 40 mil também obrigam a declaração, entre outras circunstâncias que estão detalhadas no site da Receita Federal, no endereço receita.economia.gov.br. O programa para preenchimento e envio declaração também está disponível para download nesse mesmo endereço.

COMENTÁRIOS