Estudo arqueológico realiza descoberta inédita na região de Palmas
20/07/2020 06:49 em Novidades

Gravuras rupestres encontradas na área de influência da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Alto Chopim, entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, podem indicar a presença humana na região há mais de 3 mil anos.

Um dos arqueólogos que conduzem o trabalho, Jedson Cerezer, da Espaço Arqueologia, destacou que esse tipo de registro até então era inédito na região, visto que geralmente, nos estudos realizados, eram encontrados materiais líticos e fragmentos de cerâmica. “Encontramos um sítio com gravuras, o que era inédito, porque registros do gênero haviam sido encontrados apenas na região Oeste do Paraná”, apontou.

  • Compartilhe no Facebook

Ele salienta que as gravuras rupestres são vestígios arqueológicos que ainda não permitem identificar as datas em que foram confeccionadas, porém, afirma que esse tipo de gravura era realizado por grupos identificados como caçadores-coletores, que ocuparam a região entre 3 mil e 4 mil anos atrás.

Conforme Cerezer, após o levantamento de todos os registros, será encaminhada uma notificação ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que deverá elaborar um termo contendo as medidas de preservação dos espaços encontrados na região, para que os sítios arqueológicos não sejam impactados com a construção do empreendimento hidrelétrico. 

Fonte: RBJ

COMENTÁRIOS