Assistência Social de Pato Branco intensifica ações em prol da população durante período de pandemia
24/07/2020 07:04 em Novidades

Com o objetivo de prestar atendimento emergencial às entidades socioassistenciais e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está desenvolvendo uma série de ações dentro do Plano de Atendimento Social (PAS), que incluem a distribuição de alimentos, produtos de limpeza e higiene, entre outros.

Além das aquisições de cestas básicas feitas pelo município, foi instituída uma Central de Arrecadação e distribuição na Secretaria Municipal de Assistência Social, com pontos de apoio em supermercados da cidade, para doações, e ainda, confeccionados itens como jalecos para as equipes de saúde, máscaras de tecido para a população, lençóis, entre outros. As entregas estão sendo coordenadas pelas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e no período entre 23 de março a 30 de junho, 5.435 famílias foram atendidas pelo PAS, conforme segue:

- foram entregues 1.921 cestas básicas, adquiridas com recursos próprios do município, recursos estaduais voltados ao enfrentamento à COVID-19 e doações;

- distribuídos 6.367,09 quilos de alimentos não perecíveis. Desses, 1.525 quilos foram repassados às entidades que fazem parte da rede socioassistencial do município e 4.842,09 quilos, destinados para 170 cestas básicas;

- produzidos 58.500 pães franceses e 1.650 barras de sabão, atendendo 597 famílias, residentes nos 10 conjuntos habitacionais de Pato Branco;

- entregues 500 kits de limpeza e higiene, para famílias de maior vulnerabilidade;

- confeccionados 500 jalecos para distribuição entre os profissionais da UPA, SAMU, Secretaria Municipal de Assistência Social e para a entidade Missão Vida Nova.

- confeccionadas e entregues, 08 mil máscaras de proteção, para adultos e crianças moradores dos conjuntos habitacionais, motoristas da garagem da Prefeitura e as equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social, motoristas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

- confeccionados 30 unidades de lençóis e 20 unidades de pijamas para pacientes da UPA 24h;

- distribuídos 100 kits com itens de inverno para bebês às famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social;

- entregues 364 litros de álcool líquido 70% às entidades socioassistenciais do município e estruturas ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social;

 

Programa Cartão Comida Boa

Foram entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social, 4.402 vouchers, com QR Code do Programa do Governo do Estado, Comida Boa;

 

Programa de Aquisição de Alimentos

Entre o dia 30 de junho e 14 de julho, foram distribuídas cestas com produtos da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), viabilizada através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), compreendendo o total de 6.388 quilos de alimentos e 112 litros de sucos congelados, destinadas para famílias em vulnerabilidade;

 

Programa Mesa Brasil

Entre o dia 01 de abril e 08 de julho, foram recebidos 4.619,35 quilos, entre alimentos perecíveis, não perecíveis, material de higiene e limpeza através do Programa Mesa Brasil SESC. Os itens são encaminhados para as famílias em situação de vulnerabilidade e entidades.

 

Ações voltadas ao bem-estar dos idosos

Dentre as estratégias adotadas neste período, estão os serviços que proporcionem bem-estar aos idosos que eram atendidos presencialmente pelas equipes assistenciais antes da pandemia. Com o objetivo de amenizar os riscos da solidão e proporcionar atividades que colaborem com a saúde física e mental dos idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco, através do Espaço de Convivência do Idoso, tem promovido atendimentos on-line neste momento de maior distanciamento social. São realizadas chamadas por telefone, viva voz ou vídeo, onde os idosos são estimulados a realizar atividades de coordenação motora, desenhos com tinta, pintura com lápis de cor, artesanato, além de atividades intergeracionais, contação de história e brincadeira de roda. No total, 600 kits foram enviados para 52 idosos, vinculados ao Centro de Convivência.

Ainda no formato online, os idosos também podem ter acesso vídeos com a colaboração de diversos profissionais das mais variadas áreas, com propostas de atividades físicas, em parceria com as demais Secretarias Municipais, dicas motivacionais com psicopedagoga, entre outros, com a proposta de oferecer saúde e bem estar para a população idosa, através do “Projeto Idosos Conectados e Ativos”.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes, esclareceu que as unidades da rede socioassistencial, como as unidades do CRAS e o CREAS seguem realizando o atendimento para que a população não fique sem suporte. “O acompanhamento está sendo feito mediante o trabalho remoto, em situações emergenciais estão sendo realizadas visitas domiciliares e ainda, atendimentos presenciais que não provoquem aglomerações.”

 

Importância do conjunto de estratégias

De acordo com Anne, o Plano de Atendimento Social sedimenta as ações executadas pela Secretaria, ofertando a provisão de meios de subsistência às famílias do Município.  “Todas as ações tornam-se relevantes frente à situação de emergência emanada do Decreto Municipal para o enfrentamento ao Coronavírus. A proteção e o apoio às famílias em um momento de crise é o princípio básico da Política de Assistência Social. Os projetos Pães do Bem, Sabão São João, Mãos em Ação, MobilizAção e as visitas online são estratégias de ação que culminam no bem estar da população”, enfatizou.

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