Pela primeira vez na história, Romaria de Nossa Senhora da Salette não será presencial
01/09/2020 06:44 em Novidades

Assim como vários outros eventos festivos e religiosos do Sudoeste, a 57ª Romaria de Nossa Senhora da Salette — anualmente realizada no Santuário de Nossa Senhora da Salette, na comunidade de Rio Elias, em Renascença — vai passar por ajustes, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Nas outras edições, as atividades religiosas geralmente se iniciam ainda na quinta-feira com o tríduo, o qual segue até no sábado. Já no domingo, encerrando a programação, ocorrem celebrações e a própria romaria, que reúne milhares de fieis de todo o Sudoeste e até de outras regiões.

O evento sempre ocorre nos dias próximos a 19 de setembro, data que marca a aparição de Nossa Senhora nos Alpes da França. Em 2020, essa aparição completa 174 anos.

Mudança

Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Salette, padre Presentino Rovani, mesmo com a pandemia, que assola o mundo todo, a data não deixará de ser lembrada e neste ano a romaria tem como tema: “Salette, mãe da compaixão, intercedei por nós”.

Pela primeira vez na história, as atividades religiosas não terão a presença dos romeiros, porém, haverá transmissão em várias emissoras de rádio. Inclusive, até o fechamento da edição, cinco emissoras haviam confirmado a transmissão: Celinauta (Pato Branco), Atalaia (Campo Erê), Club (Palmas), Extra (Chopinzinho) e Onda Sul (Francisco Beltrão).

A programação se concentrará somente no dia 19 de setembro, que neste ano será no sábado. “Esse ano, devido à pandemia, está sendo atípico. Assim, ao invés de termos a tradicional romaria, será apenas no sábado, às 9h30, com o terço meditado, com o tema ‘Salette, mãe da compaixão, protegei a querida Amazônia e a todos vossos filhos e filhas’”, explica Rovani.

O reitor do santuário acrescenta que, às 10h, haverá a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Edgar Xavier Ertl. “Pedimos escusas que não podemos passar além disso, nesse dia muito especial. Com isso, a oficial romaria será somente de manhã, acompanhada pelos veículos de comunicação. Que Nossa Senhora abençoe e proteja a todos”, finaliza.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS