Novo projeto de revitalização da rua Guarani é apresentado a população
01/09/2020 06:45 em Novidades

Na manhã de segunda-feira (31) o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, se reuniu, no Largo da Liberdade, com moradores, comerciantes e proprietários de imóveis e estabelecimentos comerciais da rua Guarani para apresentar o novo projeto de revitalização do local.

Em dezembro do ano passado Zucchi já havia se encontrado com moradores e comerciantes da Guarani para apresentar um projeto de revitalização da via. No entanto, na época, a comunidade local não aprovou o plano proposto pelo Município, alegando que os estacionamentos da rua deveriam ser mantidos, e não extintos como apontava o projeto municipal.

Diante da reclamação da população do entorno e também dos impasses, principalmente financeiros, causados pela pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, elaborou um novo projeto de revitalização da Guarani.

Novo projeto

O novo plano apresentado, além de estar dentro dos apontamentos feitos por moradores e comerciantes, também é muito mais barato do que o proposto anteriormente. “Com a pandemia, nós tivemos que cortar alguns projetos e remodelar outros para conseguir adaptar o nosso orçamento, tendo em vista essa diminuição de arrecadação que nós tivemos”, disse Zucchi ao explicar a diminuição no valor da obra, que passou de R$ 1,3 milhão para, no máximo, R$ 300 mil.  

Conforme o prefeito, todo o valor para a obra será retirado do caixa municipal. Segundo ele, estão sendo priorizadas obras consideradas fundamentais para Pato Branco. “Assim que nós tivermos a inauguração do shopping, certamente teremos um reflexo no centro da cidade. [Por isso], nós precisamos ter uma rua aconchegante, bem iluminada e com um bom espaço para que ela continue sendo um centro comercial como é.”

O principal objetivo do atual projeto, conforme o Município, “é melhorar a acessibilidade das calçadas, padronizar o mobiliário urbano e proporcionar um ambiente esteticamente mais bonito e seguro.”

Mesmo com o corte de alguns custos no projeto de revitalização, o novo projeto continua prevendo a troca a troca das calçadas, de luminárias e das floreiras. “A Guarani é uma rua tradicional do comércio da nossa cidade. E nós precisamos modernizar aquela rua, revitalizar”, disse Zucchi.

Início das obras

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano iniciará o processo de licitação para os serviços necessários à revitalização. A previsão, conforme o Município, é que as obras tenham início em até 70 dias, ou seja, até no máximo na segunda semana de novembro. A revitalização da Guarani está prevista para ser finalizada em até 15 de dezembro.

Assim como previsto anteriormente, o projeto continua abrangendo melhorias no percurso do entroncamento com a rua Iguaçu [praça Presidente Vargas], até a rua Tapir.

Rua Guarani

Com um traçado estabelecido desde 1952, segundo registros encontrados pelo Município, a rua Guarani é um ponto tradicional de comércio em Pato Branco. Nela estão estabelecimentos que passaram de geração a geração, e que servem de ponto de referência para outros tantos empreendimentos que buscam se colocar no Município.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS