Pato Branco terá reabertura parcial de espaços públicos
09/09/2020 06:53 em Novidades

Assim como já vinha sendo tratada a possibilidade nas últimas reuniões semanais do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, na manhã de terça-feira (8) ficou definido que alguns espaços públicos [Largo da Liberdade, Complexo Poliesportivo Municipal Frei Gonçalo e Parque do Alvorecer] serão reabertos parcialmente em Pato Branco, ou seja, na área externa.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Augustinho Zucchi, em entrevista coletiva após a reunião. Antes disso, afirmou que, durante a reunião, constatou-se “que há certa tendência do equilíbrio do número de casos em Pato Branco. Por outro lado, os casos na região têm aumentado. Como atendemos todo o Sudoeste, temos ainda a preocupação com relação aos nossos hospitais”, declarou.

Ar livre

Zucchi afirmou que a reabertura dos espaços públicos ocorrerá neste sábado (12), destacando que nesse primeiro momento se aplica exclusivamente às áreas ao ar livre e atividades individuais. “Será uma abertura gradual. No Largo da Liberdade, por exemplo, entrarão em média 60 pessoas por hora. Não estará liberado o playground ainda, para não haver aglomeração de crianças, as quais poderão andar na ciclovia, destinada exclusivamente para esse público”.

Ele informou que, após os primeiros 15 dias de implantação dessa primeira etapa, será avaliada, para então aumentar gradativamente a flexibilização dos espaços. “No Parque do Alvorecer, já que vamos ter outra pista de caminhada, a entrada será de 500 pessoas por hora. O controle será feito pela equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, para que não haja aglomeração e as pessoas sejam orientadas”.

De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Stefani, esta será a primeira de três etapas. A primeira será voltada à flexibilização para que a população possa frequentar os espaços para atividades físicas. “Na segunda etapa vamos liberar um pouco ao lazer e também algumas atividades orientadas, voltadas às crianças e à terceira idade. E a terceira fase, aí sim, como funcionava antes, controlada, porém com bastante atividades sendo ofertadas. Entretanto, vai depender muito das condições da pandemia, dos números que teremos nesse processo”.

O secretário destacou que, mesmo havendo a liberação parcial dos espaços para atividade física, a população precisará tomar alguns cuidados, como a utilização de sua própria garrafinha d’água, não usando os bebedouros, que continuarão interditados. “Banheiro somente em caso de necessidade extrema. No acesso teremos a aferição de temperatura. Sem contar, claro, as recomendações de não causar aglomeração”.

Alertar

Na coletiva, Zucchi também avaliou o programa Alertar, implantado há cerca de 20 dias em Pato Branco, que busca monitorar precocemente a doença no município; e é desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). “Esse programa está sendo espetacular. Tanto que a nossa secretária de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, comunicou que será feita reunião com outras secretarias da região, na qual será apresentado esse protocolo”.

O prefeito completou que, entre os dados apresentados pelos responsáveis pelo programa, destaca-se sobre a contaminação, que tem ficado em torno de 8%. “Ou seja, em cada 100 exames que encaminhamos, oito pessoas estão contaminadas. É um índice que precisamos manter em equilíbrio. Mas só vamos conseguir manter isso com o apoio da população, como tivemos nesse feriado. Circulei por vários lugares e agradeço à população porque houve, na minha opinião, cuidado maior do que estava havendo”.

Quanto aos eventos, Zucchi informou que haveria uma reunião na tarde de ontem, sendo que as informações não foram divulgadas até o fechamento da edição. “Óbvio que não vamos liberar grandes eventos; a intenção é flexibilizar para eventos de pequeno porte. Da mesma forma que há 100 pessoas num restaurante, dependendo do espaço, poderíamos ter essas pessoas também em determinados eventos, com o controle dos protocolos estabelecidos”, disse pela manhã, antes da reunião, reforçando para que a população continue não se aglomerando e usando máscara.

Em relação ao retorno das aulas presenciais, o prefeito declarou que não foi tratado no comitê esse assunto, “por se tratar de algo bastante delicado. Acredito que isso seja difícil de ocorrer no próximo mês”.

Como será a reabertura dos espaços públicos em Pato Branco?

Complexo Poliesportivo Municipal Frei Gonçalo

As pistas de caminhada/corrida do Largo da Liberdade e a pista anexa ao Ginásio Dolivar Lavarda estarão abertas ao público [com número máximo de 60 pessoas em cada local] nos seguintes horários:

– Segunda a sexta-feira: das 7h às 10h e das 16h às 20h

– Sábado: das 7h às 10h e das 15h às 18h

– Domingo: das 15h às 18h

Permanecem interditados:

Playgrounds; academia da terceira idade; quadras externas; campo sintético; áreas de exercício e lazer; bancos; bebedouros e chuveiros. O Centro de Convivência do Largo da Liberdade permanecerá fechado ao público.

Protocolo de utilização dos espaços:

Acesso ao Largo da Liberdade será somente pela entrada principal, na rua Araribóia. Já o acesso à pista do Ginásio Dolivar Lavarda será pelo portão lateral, na rua Vilson Amadori.

Parque Estadual Vitório Piassa – Alvorecer

As pistas de caminhada/corrida e ciclovia do Parque do Alvorecer estarão abertas ao público, com o tempo máximo de permanência de 1h30, seguindo os seguintes horários:

– Segunda-feira: 16h às 21h

– Terça a domingo: 7h às 21h

O número máximo de ocupação será de 500 pessoas/hora de entrada. Depois dessa lotação, será permitida a entrada de pessoas conforme o retorno daquelas que adentraram no parque.

Permanece interditado:

Restaurante

Protocolo de utilização dos espaços:

O acesso ao Parque do Alvorecer será somente pela entrada principal (chafariz). Haverá, na entrada, um posto de controle, separando a entrada e a saída (cones com fita zebrada).

Em ambos os locais:

Será feita triagem de acesso aos locais, com o seguinte protocolo:

– Aferição obrigatória da temperatura em todas as pessoas que adentrarem ao parque;

– Se a temperatura estiver normal (até 37,5º), liberará o acesso às trilhas do parque;

– Se a temperatura estiver acima de 37,5º, proibirá a entrada nos locais e será instruída a pessoa para que procure uma unidade de saúde ou seu médico;

– Uso obrigatório de máscara durante todo o período;

– Não deve formar aglomeração, respeitando o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro;

– Permitida entrada com garrafa de hidratação de uso individual;

– Proibida entrada com alimentos e bebidas;

– Proibida entrada com material de uso coletivo (bola, raquete, etc).

Recomendações:

– Não será recomendada a entrada de pessoas dos grupos de risco (crianças menores de 12 anos e maiores de 60, gestantes, etc);

– Não será recomendada a utilização do banheiro como vestiário;

– Recomenda-se que o tempo de permanência no local seja de até 60 minutos.

* As normas seguem a portaria da Secretaria Municipal de Saúde, Nº 003/2020, e os Decretos Municipais

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS