Parcialmente Ambulatório Municipal retoma as atividades
17/09/2020 06:57 em Novidades

Recentemente acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) retomaram os atendimentos à população no Ambulatório Municipal – Unidade Escola Unidep. No local, os acadêmicos dos 6º e 7º períodos realizam atendimentos de pediatria, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e também realizam pequenos procedimentos. Entre os meses de julho e agosto, foram 322 pessoas atendidas, além de 62 procedimentos cirúrgicos realizados pelos estudantes, com supervisão dos professores.

O coordenador do curso, Vilson Geraldo de Campos, explica que o retorno gradual dos acadêmicos compreende a sequência de atividades extensionistas junto à comunidade. “O retorno busca atender, sobretudo, demandas da Secretaria Municipal de Saúde, em que a atuação dos alunos contribui significativamente para a redução da demanda represada de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h, atendendo às diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Nosso propósito é garantir o atendimento humanizado à comunidade, pois, enquanto Instituição de Ensino da área médica, temos compromisso com os serviços de saúde prestados à população de Pato Branco e região”, enaltece Campos.

A secretária de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, avalia a atuação dos acadêmicos junto à comunidade. “É de suma importância essa integração entre ensino e o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente a atuação dos alunos no modelo preconizado pelo Programa Mais Médicos, o que permite a inserção dos estudantes desde cedo em práticas que acontecem dentro do SUS, o que oportuniza experiências, novos aprendizados e reflete positivamente no atendimento ofertado à população. O contato com a comunidade aproxima o acadêmico em formação da realidade social, oportunizando vivências diferenciadas, que eles levarão para a vida”, pontua.

Para agendar atendimento no Ambulatório Municipal é necessário entrar em contato pelo telefone (46) 3213-1700. O ambulatório situa-se na rua Paraná, 340, a atividade feita pelos acadêmicaos é fruto de uma parceria entra o universidade e a Secretaria de Saúde de Pato Branco.

Orientações gerais sobre o atendimento no ambulatório municipal:

– Os atendimentos são realizados somente em horários previamente agendados;

– Acompanhantes de pacientes só são permitidos em casos estritamente necessários e desde que a presença dos mesmos seja comunicada no momento do agendamento do atendimento;

– Pacientes que apresentarem sintomas de covid-19 (febre, tosse seca ou secretiva persistente, espirros, coriza, e falta de ar) não deverão comparecer à consulta agendada, mas buscar pelo centro de referência em atendimentos;

– O paciente deve comparecer com precisão no horário agendado, evitando aglomerações causadas por chegada antecipada ou atrasos;

– Em todos os espaços do Ambulatório, deve-se manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas;

– O uso de máscara é obrigatório por todos.

COMENTÁRIOS