Preços do arroz, do óleo e do tomate disparam e puxam custo de vida do brasileiro
19/10/2020 06:57 em Novidades

Custo de vida do brasileiro volta a subir. O avanço, na segunda medição de outubro do Índice de Preços ao Consumidor-Semanal, o IPC-S, da Fundação Getúlio Vargas, chegou a 1,01%. Em todos os grupos de despesas houve aumento de preços. Inclusive vestuário e educação, setores bastante afetados no início da pandemia, com o fechamento do comércio e a suspensão das aulas, mas que começam a se recuperar, com a retomada aos poucos das atividades. Porém, quando se analisa os itens que mais puxaram o custo de vida do brasileiro, fica claro que os alimentos ainda são o grande vilão.

 

Principalmente óleo, arroz e tomate, que ficaram entre nove e 26% mais caros.

 

É verdade que os preços do mamão, da batata, da cebola e da manga, por exemplo, caíram. Mas, ainda assim, os alimentos, no geral, subiram 2,11%, mais que o dobro do aumento médio de preços apurado pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Vale lembrar que a seca nas regiões de lavoura e o aumento das vendas para outros países, por conta da alta do dólar, têm feito com que a oferta de alguns itens seja pequena, aqui no Brasil. O que puxa os valores para cima. Assim como o aumento da procura por certos alimentos, uma vez que o auxílio emergencial botou mais dinheiro pra girar na economia.

 

Por fim, vale destacar, ainda, uma alta de 45% no preço da passagem de avião, já que a reabertura econômica e do setor de turismo fez muita gente voltar a viajar.

COMENTÁRIOS