Brasil anuncia vacina contra 4 tipos de meningite e que estará disponível na rede pública
21/10/2020 06:49 em Novidades

Vacina contra a meningite será adicionada ao calendário nacional de imunizações e estará disponível na rede pública. O anúncio foi feito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, a Conitec.

 

A vacina ACWY será voltada para adolescentes com 11 e 12 anos e protegerá contra quatro tipos da bactéria meningococo, causadora da doença. Que é considerada grave, uma vez que avança rapidamente e mata até 30% dos pacientes; sem falar que dois, de cada 10 sobreviventes, apresentam algum tipo de sequela.

 

Até então, a vacina disponível na rede pública protegia contra apenas um tipo da bactéria e era aplicada somente nas crianças. O professor e pediatra Marco Aurélio Sáfadi, que também é membro Sociedade Brasileira de Imunizações, comemorou a notícia e lembrou que a vacina é a principal forma de evitar a doença. Sobre isso, Marco Aurélio Sáfadi explica que os adolescentes são a parcela da população na qual é mais comum encontrar a bactéria no organismo.

 

Porém, muitos não apresentam sintomas e podem, sem saber que estão infectados, transmitir a meningite para outras pessoas mais vulneráveis. O que reforça a importância de vacinar esses adolescentes.

 

O especialista ainda reforça que quem já tomou a vacina da meningite quando criança pode, sim, receber a nova dose. Por fim, vale destacar que, nos últimos cinco anos, o Brasil registrou um alto número de casos de meningite em pessoas com mais de 15 anos. Que, com a aplicação da vacina ACWY um pouco antes dessa idade, também passarão a estar mais protegidas.

COMENTÁRIOS