Vendas do comércio disparam, com retomada da economia, mas seguem abaixo de 2019
22/10/2020 06:57 em Novidades

Comerciantes brasileiros venderam mais, em setembro. A alta, a quinta seguida, chegou a 3,4 por cento, na comparação com agosto. A chamada pesquisa de atividade do comércio foi feita pela Serasa. O avanço foi puxado, principalmente, pelo setor de veículos, motos e autopeças, com aumento de quase seis por cento.

 

 

 

Destaque, ainda, para as lojas de móveis e eletrônicos e de materiais de construção. Os responsáveis pelo estudo avaliam que o resultado mostra uma tendência de retomada da economia, mesmo que aos poucos.

 

Entre os fatores que têm ajudado nesse processo estariam, por exemplo, a redução dos juros e a melhora da oferta de crédito, que pesam, principalmente, no caso das compras mais caras; a renegociação de dívidas; e o aumento da confiança do consumidor.

 

Os responsáveis pelo estudo alertam, porém, que o ritmo de crescimento das vendas caiu em setembro, na comparação com agosto, o que pode ser consequência de redução do auxílio emergencial. Vale destacar, ainda, que o desempenho do comércio está 10 por cento abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

COMENTÁRIOS