Vírus da pólio pode voltar a circular com queda da vacinação
26/10/2020 07:08 em Novidades

Mal-estar, febre, dor na garganta e na cabeça, vômitos, dores nas costas ou rigidez muscular, paralisia parcial ou total dos membros inferiores. Esses são sintomas da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, uma doença grave que pode levar à morte.

 

Sem o registro de casos no Brasil desde 1990, ela é causada pelo poliovírus e a prevenção é feita com a vacinação das crianças com até cinco anos de idade. Mas a crescente queda nas taxas de imunização eleva o risco de novos casos importados de poliomielite, pois o vírus ainda circula em países como Afeganistão e Paquistão.

 

O pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que a poliomielite pode provocar paralisias em consequência das retrações musculares e a doença não tem cura.

 

A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, mas pode transmitir o vírus aos outros. O médico reforça que a vacinação é a única maneira de prevenir a poliomielite e evitar que a doença volte a circular no Brasil.

 

De acordo com o pediatra, quem deixou de ser imunizado contra a poliomielite na infância, pode fazer isso em qualquer idade. A vacina também é recomendada para pessoas que vão viajar para regiões onde há casos da doença.

COMENTÁRIOS