2º SGBI registra redução de ocorrências, mas aumento de incêndios
06/01/2021 07:00 em Novidades

Um comparativo do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (2º SGBI) das ocorrências atendidas em 2020, nos 15 municípios da microrregião de Pato Branco, mostra uma redução de 11% no total de atendimentos prestados, em comparação com 2019. No entanto, houve um aumento de 9% nos incêndios em edificações.

O major Alecsander Dornelas, comandante do 2º SGBI, afirmou que teve um recuo de 14% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, incluindo o perímetro urbano e rodovias. Em 2020, foram 397 pessoas a menos das atendidas em 2019. Parte da redução é atribuída ao isolamento social por conta da pandemia do coronavírus.

Com relação ao aumento de 9% nos incêndios, Dornelas informou que a maioria ocorreu em Pato Branco, principalmente no inverno. Além das pessoas terem ficado mais em casa com a pandemia da Covid-19, existem muitas residências de madeira com a fiação antiga, que não comporta um grande número de aparelhos ligados ao mesmo tempo, podendo causar curto-circuito. Muitas famílias também utilizam fogão à lenha, que com o descuido pode causar incêndios, bem como o fogão a gás, pois as mangueiras têm prazo de validade e pode haver vazamento. Ele recomenda que as pessoas façam revisão com frequência, tanto da rede elétrica das casas de madeira, quanto da validade da mangueira do fogão a gás, além de deixar o botijão de gás do lado de fora do imóvel.   

De acordo com o major Dornelas, também foram realizados 9.176 processos de licenciamento, uma redução de 5% em relação a 2019, concretizando um serviço fundamental do Corpo de Bombeiros que é o trabalho de prevenção, a fim de evitar ou minimizar acidentes que podem gerar danos incalculáveis às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio. Ele disse que a liberação de empreendimentos demonstra que, mesmo com a pandemia, o comércio e a indústria mantiveram-se ativos na região em 2020.

COMENTÁRIOS