Hemonúcleo de Pato Branco opera com estoque de sangue abaixo do ideal
12/01/2021 07:24 em Novidades

Nesses primeiros dias de 2021 o Hemonúcleo de Pato Branco registrou uma baixa nas doações de sangue. Em comparação com o mesmo período, no ano anterior, houve uma queda maior que 50%.

Com menos pessoas doando, o estoque do centro de coletas opera em seu limite. Segundo a coordenadora da unidade, Silvia Pecin Acosta, o Hemonúcleo ainda não está em estado crítico, porém, se as doações diárias continuarem sendo baixas é possível que o local fique sem bolsas de sangue para todos os requerimentos.

Conforme Silvia, na primeira semana de janeiro, foram realizadas, em média, dez coletas de sangue por dia — número bem abaixo do esperado, tendo em vista que o ideal seria de, no mínimo, 20 bolsas diárias.

Ao Diário do Sudoeste a coordenadora disse que todos os tipos sanguíneos estão com estoque baixo e por isso, todos são bem-vindos, principalmente o tipo Rh negativo.

É importante doar!

Devido a pandemia, houve uma redução nos acidentes assim como também ocorreu o cancelamento de cirurgias eletivas, ou seja, que não precisam ser realizadas com urgência, mas sim agendadas. Consequentemente, houve uma queda na procura por bolsas de sangues, porém, ainda existe a necessidade de bolsas de sangue em algumas situações que demandam de transfusão indiferente do período — como é o caso das pessoas em tratamentos oncológicos, de pacientes crônicos renais e das cirurgias de emergência.

Buscando evitar maiores impactos no banco de sangue, o Hemonúcleo realizou uma mobilização nos últimos dias de 2020, a fim de atrair mais doadores para o local. “Fechamos apenas nos feriados e fins de semana. Conseguimos uma mobilização bastantegrande junto aos doadores. Assim, garantimos o nosso estoque”, contou Silvia. 

Como doar sangue?

Em decorrência da covid-19, o Hemonúcleo de Pato Branco está trabalhando com um sistema de agendamento para as coletas. Ou seja, quem deseja doar sangue precisa antes entrar em contato com a unidade para programar um horário.

O agendamento pode ser realizado pelo site saude.pr.gov.br, pelo WhatsApp (46) 99136-3940 ou através do número (46) 3225-1014. O Hemonúcleo, situado na rua Paraná, nº 1633, centro, próximo a Rodoviária do município, realiza atendimentos das 8h à 11h30 e das 13 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS