Sudoeste registra três casos de dengue em uma semana
04/03/2021 06:47 em Novidades

De 23 de fevereiro até essa terça-feira (2), três novos casos de dengue foram registrados no sudoeste do Paraná. Entre os pacientes com a doença, dois são de Bela Vista da Caroba e um é de Dois Vizinhos. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Durante o mesmo período, região também demonstrou um aumento nos casos notificados da dengue. Ao todo, foram 31 novos pacientes suspeitos com a doença — sendo todos contabilizados na microrregião de Francisco Beltrão, que abrange 27 municípios do Sudoeste.

Diante dos novos casos, região soma 37 casos confirmados da doença . Destes, cinco são registrados na área da 7ª Regional de Saúde e 32 na 8ª RS, que conta com um caso de dengue grave no Município de Marmeleiro. Além dos positivados, existem 597 notificações da dengue — sendo 135 apontadas na micro de Pato Branco e 462 na regional de Beltrão.

De acordo com informe, a maior parte das pessoas que tiveram ou estão com dengue na região, foram contaminadas de maneira autóctone, ou seja, contraíram a doença no município de residência.

Paraná

O boletim semanal da dengue também confirma um óbito e 295 novos casos da doença no estado; o acumulado de casos no período epidemiológico, que começou em agosto de 2020 e segue até o final de julho deste ano, é de 3.424 casos e sete óbitos.

Para o secretário Beto Preto, neste momento que o Estado passa pelo agravamento da pandemia do coronavírus, é preciso ter atenção redobrada com os agravos que podem ser preveníveis, como a dengue. 

“E, esta prevenção está ao alcance de todos com a eliminação de pontos que acumulam água parada nos quintais e ambientes internos das residências; cerca de 90% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypty estão em espaços domésticos e podem ser removidos. Por isso, conclamamos a participação e o envolvimento da população neste enfrentamento; a dengue é grave e continua provocando a morte de pessoas no estado”, destaca.

O Paraná soma 33.484 notificações para a dengue em 346 municípios. O estado tem ainda 8.349 casos em investigação.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS