Pato Branco utiliza tecnologia para monitorar pacientes com a doença
07/04/2021 07:22 em Novidades

Com o objetivo de melhorar e dar mais agilidade ao atendimento de pacientes, positivados ou suspeitos, com a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde implantou um novo sistema de monitoramento dos sintomas, o aplicativo “Teleatendimento Saúde”. O novo canal já está disponível, podendo ser baixado pela Play Story, para usuário do sistema Android.

 

“Estamos utilizando diversas ferramentas para maior proteção e melhor atender os nossos pacientes. Ao disponibilizar o resultado online do exame da Covid-19, evita a circulação das pessoas, especialmente as positivadas. Com o uso do aplicativo, também teremos menor circulação de pessoas com a doença e um monitoramento mais detalhado dos sintomas”, frisa a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

 

O aplicativo é fácil de baixar. Assim que o paciente busca o atendimento, ele recebe o link na guia impressa e através de mensagem pelo WhatsApp. Assim que download for finalizado, é necessário informar o estado e o município em que reside. Após, clica na opção monitoramento evolutivo, informa o CPF, ou o número do cartão do SUS. CPF. Assim que o primeiro acesso for concluído, é só informar responder o questionário com os sintomas que está apresentando.

 

 “É importante frisar que o paciente deverá informar todos os sintomas que apresenta no dia que for responder o questionário. Diariamente o paciente irá receber uma notificação no celular para responder o questionário no aplicativo. Caso o paciente não apresente sintomas, ele deverá informar a opção ‘assintomático’”, explica o diretor de Vigilância da Saúde, Rodrigo Bertol.

 

Caso não consiga acessar o aplicativo, orientações podem ser obtidas pelo telefone número (46) 99111-5040, das 7h30 às 11h30 às e das 13h às 17h em dias úteis, e das 7h às 13h no final de semana. No caso de dúvidas referentes aos sintomas, o paciente poderá entrar em contato pelo (46) 99106-6488, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, somente em dias úteis.

 

Rodrigo reforça que, mesmo com a utilização do aplicativo, o monitoramento pela equipe da Secretária de Saúde continua. “O aplicativo auxilia a equipe no monitoramento e na análise de indicadores da doença no município, por isso é fundamental que o paciente informe corretamente os sintomas. Mesmo assim, a equipe de saúde continua entrando em contato através do telefone, pelo WhatsApp e com o programa Alert(AR), dando atenção necessária para todos os pacientes”.

COMENTÁRIOS