Bancos voltam o olhar às mulheres e abrem linhas de crédito especiais ao empreendedorismo feminino
09/04/2021 06:57 em Novidades

Mulheres empreendedoras estão no foco de instituições bancárias dispostas a conceder ajuda aos seus empreendimentos. Ao menos duas instituições – em São Paulo, o Banco do Povo, e o Banco do Nordeste, com financeiras do Paraná – lançaram linhas de créditos com taxas de juros mais baixas e maior prazo de pagamento para donas de negócios.

 

São microcréditos para incentivo a projetos localizados, que estimulam a profissionalização, com cursos de qualificação de mão de obra e consultoria com especialistas. As concessões são de valores em torno de pouco mais de 10 MIL REAIS, conforme registros de financiamentos em 2020.

 

O olhar das instituições sobre mulheres empreendedoras foi incrementada durante a pandemia, mas as iniciativas já vêm de alguns anos. No Banco do Nordeste, mulheres representam 65 POR CENTO da carteira do Crediamigos, tanto que deu origem à versão exclusiva Crediamigos Delas.

 

O Itaú lançou, há SETE ANOS, o Programa Mulher Empreendedora, e o Banco de Desenvolvimento de Minas (MDMG) criou, em 2018, o Empreendedoras de Minas para quem estava em dificuldade mas pretendia manter as empresas abertas. Os executivos garantem que a inadimplência do devedor feminino costuma ser menor do que entre os clientes em geral.

COMENTÁRIOS