Obesos têm mais chance de se infectar pelo coronavírus
13/05/2021 06:48 em Novidades

Além de deixar a pessoa mais vulnerável às complicações da Covid-19, o excesso de peso pode aumentar o risco de ser infectado pelo vírus. O alerta é de estudo apresentado por cientistas israelenses no Congresso Europeu sobre Obesidade, que este ano é realizado de forma remota, até esta quinta-feira.

 

A pesquisa mostra que cada ponto a mais no Índice de Massa Corporal, o IMC, eleva em dois por cento a chance de adquirir coronavírus. Ao analisar pacientes internados em Israel, os pesquisadores perceberam que os que tinham sobrepeso apresentavam um risco 22 por cento maior de se infectar pelo vírus.

 

O percentual subia para 27 por cento em pessoas com obesidade grau um, para 38 por cento naquelas com grau dois e para 87 por cento, nos casos de grau três, quando o IMC é igual ou maior que 40.

 

O índice que avalia o grau de obesidade é calculado pela divisão do peso, em quilos, pela altura ao quadrado, em metros. De acordo com os cientistas, o risco de contrair Covid-19 também é maior quando existem comorbidades relacionadas com o excesso de peso. Os hipertensos, por exemplo, têm seis vezes mais chances de testarem positivo para o coronavírus, aponta o estudo.

COMENTÁRIOS