Prova de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas
02/06/2021 07:03 em Novidades

Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltou a exigir a prova de vida para beneficiários da previdência. A obrigatoriedade estava suspensa durante a pandemia e recomeça com cerca de 160 mil segurados, que poderão fazer a comprovação por meio de biometria facial. O procedimento é feito pelo aplicativo Meu INSS ou Meu Gov PONTO BR, disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.

 

Quem optar pela prova online receberá aviso via SMS no celular, por e-mail ou pelo próprio app. Fique atento para checar o emitente da mensagem, que será apenas o número 280-41. Qualquer outro número de origem será fraude. Não responda nem envie qualquer documento.

 

O primeiro lote é de beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro do ano passado, mas foram impedidos com a suspensão do INSS. O documento também pode ser registrado na rede bancária, na agência onde é recebido o benefício. O segurado deve levar um documento de identificação com foto.

 

Neste caso, há um cronograma para evitar aglomeração nas agências, que começa em junho para quem deveria ter feito em março e abril de 2020. Em julho, os que deveriam ter apresentado em maio e junho do ano passado. E assim por diante, até dezembro, para os segurados que fariam em março e abril deste ano. Vale lembrar que a prova de vida ajuda a evitar fraudes e a falta do documento pode bloquear o benefício.

COMENTÁRIOS