Contribuintes já podem consultar se caíram na malha fina
08/06/2021 06:50 em Novidades

Receita Federal libera a consulta ao extrato da declaração do imposto de renda 2021, para um milhão e 800 mil contribuintes. A medida vai permitir que eles verifiquem se caíram na malha fina e se é possível enviar uma declaração retificadora, o que deve fazer o número cair pela metade. 

Para fazer a consulta, basta entrar no Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC, da Receita Federal, na página receita.fazenda.gov.br. O acesso ao site pode ser feito com o certificado digital, com login, CPF ou CNPJ, seguido do código de acesso e a senha.

Outra alternativa é digitar os números dos recibos das duas últimas declarações e gerar um novo código. O contribuinte deverá acessar o link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Logo depois, deve aparecer a linha do tempo, com as últimas declarações entregues.

Se estiver tudo certo com a de 2021, aparecerá a mensagem: em fila de restituição, sendo que o próximo lote será pago em 30 de junho. Este ano, a Receita recebeu mais de 34 milhões de declarações, volume 6,8% maior que o de 2020.

COMENTÁRIOS