Franciscanos vão gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo
14/06/2021 06:49 em Novidades

Em uma coletiva de imprensa remota, foi anunciado que a Ordem Franciscana em Pato Branco, passará a gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

O processo para que os Franciscanos assumissem a entidade já era articulado desde o ano passado, contudo, no segundo semestre de 2020 um entrave acabou por deixar a gestão do lar com Conselho Metropolitano de Maringá e os Vicentinos, que vem gerindo desde a década de 1980.

Segundo frei Alex Sandro Ciarnoschki, pároco da matriz São Pedro Apóstolo, que atuou diretamente no processo de troca de gestão, os próximos dias serão de transição. Com a atual administração repassando para uma espécie de conselho que deve ser formado, todo o andamento do lar. Ele também emitiu uma nota de esclarecimento.

“Oficialmente a conferência Vicentina ainda responde pelo lar, e em um primeiro momento vamos fazer uma adequação no estatuto”, disse frei Alex falando que este estatuto será o instrumento jurídico “que vai capacitar de fazer algumas mudanças necessárias, as nomeações necessárias.”

De acordo com ele, “este estatuto precisa passar pela análise e aprovação da assembleia Vicentina”. No entanto, enquanto este processo tem andamento, algumas pessoas da Paróquia São Pedro ficarão no mês de junho conhecendo as rotinas, o que inclui também os aspectos técnicos de cuidados com os idosos.

A Secretaria de Assistência Social também vem atuando no processo de transição, em especial no de regularização de documentação dos idosos acolhidos.

“Pretendemos proporcionar mais qualidade no atendimento por parte do Município, especialmente acolhendo idosos que não dispõem de condições para permanecer na família”, explica a secretária de Assistência Social, Barbara Padoan.

Atualmente, o Lar acolhe 35 idosos, que recebem serviços de acolhimento de longa permanência. Com a reestruturação, haverá a possibilidade de atender mais, especialmente os que se encontram em vulnerabilidade social.

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS