Conta de luz deve subir com reajuste acima de 20% na bandeira vermelha
16/06/2021 06:52 em Novidades

Prepare o bolso e apague as luzes! Conta de energia elétrica com bandeira vermelha deve subir mais de 20% ao consumidor em junho. O nível 2 custa R$ 6,24 para cada 100 quilowats-hora de consumo.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda reajustar o valor acima de R$ 7,57 para cada 100 quilowats-hora, o que será decidido ainda este mês. Mas a cobrança excedente da bandeira vermelha nível 2 já está correndo nos registros de consumo.

 

O governo justifica a sobretaxa em virtude da crise hídrica.

 

Com os reservatórios de água baixos, as usinas térmicas são acionadas para não comprometer a geração de energia, que é mais cara nesse sistema.

 

Apesar do aumento, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, assegurou que não faltará energia até novembro, quando começa a estação das chuvas.

 

Entre as medidas adotadas para evitar o “apagão hídrico” estão a flexibilização de restrições hidráulicas nas bacias do São Francisco e Paraná, aumento da geração térmica e da importação de energia da Argentina e do Uruguai. O governo também estuda evitar o consumo de energia nos horários de pico, com medidas para a indústria e consumidores residenciais, que podem começar em julho.

COMENTÁRIOS