Beltronense completa 104 anos e esbanja lucidez e vitalidade
24/05/2022 08:32 em Novidades

A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas há que já bateu essa marca faz tempo. Na semana passada aqui em Francisco Beltrão o seu Alfredo Honorato da Silva, morador do Bairro Luther King completou 104 anos e surpreende pela vitalidade. O homem ainda apresenta lucidez e quando olha para a sua vida me diz que não esquece das raízes e que o campo sempre foi o lugar onde mais gostou de ficar.

O catarinense nascido em maio de 1918 no território que hoje pertence ao município de Xanxerê-SC casou-se cedo, aos 19 anos com a primeira esposa Zulmira Nunes dos Santos, com quem teve 15 filhos. Em 1961 mudou-se para a comunidade de Alto Verê e nesse mesmo ano Zulmira faleceu. Dois anos depois se uniu a Maria Grizon. Mais tarde mudaram-se para São José dos Pinhais. Há cerca de 9 anos ele veio morar com a esposa maria em beltrão, sendo que ela faleceu em 2018.

Conforme a filha Maria, pra ter essa vitalidade a alimentação do pai sempre está em dia.



 

E olha que o crédito de viver a cima dos 100 anos não é privilégio apelas do seu Alfredo nessa família.  O pai morreu com 105 anos e a mãe partiu aos 103 anos. Alfredo é o segundo filho de seis irmãos. Hoje estão vivos apenas ele e a irmã caçula, Francisca que tem 93 anos e está  em Foz do iguaçu.  E é provável que os filhos batam a marca.  O Fidersino, o mais velho da turma já chegou aos 84 anos.

E em uma conversa com um homem que atravessou gerações, a testemunha ocular da história nos remete a tempos que escola era coisa para poucos, pois o acesso era reduzido por fatores políticos e geográficos. Seu Alfredo lamenta o fato de não ter tido a oportunidade de visitar a escola. O pai e mãe também não frequentaram os bancos escolares. Mas existem algumas lições que é preciso aprender antes de ir à escola: coisas como exemplo e respeito, valores que não precisa nem de caneta nem de leitura pra gravar na memória.

E a dona Maria Silva, filha do seu Alfredo não deixa mentir. Exemplo e lições que passam de pai pra filho.

 

Fonte: RBJ

COMENTÁRIOS