Exercite-se para viver melhor!
05/01/2023 00:02 em NOTICIAS

Em estudo publicado na revista European Heart Journal, pesquisadores sugerem que a prática de 15 minutos de exercícios durante a semana podem reduzir o risco de mortes precoces.

Entenda:

  • 72 mil pessoas participaram da pesquisa no Reino Unido. Todas foram monitoradas por rastreadores de atividade no pulso para a análise.
  • Os resultados confirmaram que as pessoas que se exercitaram por 15 minutos ao longo da semana – 2 minutos e 9 segundos por dia – diminuíram em 18% a morte prematura.
  • Quanto mais intensificado a prática de exercícios, o risco de mortes e doenças se mostraram menores.
  • Não importa a atividade física realizada, o segredo é fazer o coração bombear.

Por que isso importa:

A prática de atividades físicas não se limita apenas a atletas ou àqueles que desejam perder peso. Seja por um tratamento médico, por estética ou por um simples hábito saudável, o exercício regular do nosso corpo gera benefícios incalculáveis à saúde física, mental e, até mesmo, no desenvolvimento dos demais âmbitos da vida.

Uma pessoa com hábitos saudáveis possui maior disposição durante a realização de tarefas no dia a dia, além do desenvolvimento mais acentuado em relação à aprendizagem e desempenho psicológico. Também é um benefício à prevenção de doenças cardiovasculares, fortalecimento ósseos e musculares, além de manter um sistema imunológico mais resistente e no combate às doenças emocionais (estresse, ansiedade e depressão).

Em um ambiente fechado ou ao ar livre, a aplicação de exercícios influencia na neuroplasticidade do cérebro, ou seja, na adaptação do sistema nervoso às novas lesões e eventos traumáticos. Por isso, quando novos cenários para se exercitar surgem, melhor o seu avanço.

Pratique:

Ainda que um dia agitado possa sugerir a falta de tempo, o acúmulo de atividades curtas e intensificadas ao longo da semana podem lhe ajudar a viver mais.

COMENTÁRIOS